Compost-Já – acelerador de compostagem

product_80

O Compost-Já é um produto que contém bactérias, enzimas e nutrientes que atuam no processo de aceleração da compostagem através da decomposição de resíduos sólidos orgânicos, produzindo um adubo rico em nutrientes para jardins. A compostagem é um processo natural que precisa de bactérias que digiram os resíduos orgânicos e os transformem num adubo. O processo de compostagem natural pode demorar bastante tempo para arrancar por falta das bactérias necessárias em quantidades suficientes e o Compost-Já fornece estas bactérias e também enzimas que ajudam no arranque do processo.

Os microrganismos presentes no Compost-Já concorrem com microrganismos indesejáveis que podem dar maus cheiros e inibem a transformação da matéria orgânica num adubo rico em nutrientes. O produto permite que o composto seja estabilizado em menor tempo e com melhor qualidade.

O Compost-Já pode ser utilizado na aceleração de compostagem de resíduos vegetais, restos de alimentos, fezes de animais e qualquer resíduo orgânico.
Vem em saquetas de 250g e deve-se aplicar 100g num compostor típico doméstico de 500 litros capacidade. Depois deve-se fazer uma dosagem de 50g mensal de reforço ou quando se insere muita mateira orgânica nova.

O custo para 250g é €21,95 já com IVA e portes de transporte. Vem com colher de dosagem de 25g. Pode pagar por transferência bancária, paypal ou à cobrança (custa mais 3 euros).

Para ter os melhores resultados de compostagem com a aplicação do Compost-Já, deve:
-cortar a matéria orgânica em pedaços pequenos
-verificar que a matéria é húmida mas não molhada
-remexer a matéria orgânica periodicamente para misturar as várias matérias e também para arejar.

É de notar que alguns aceleradores de compostagem no mercado contêm apenas nutrientes, e não bactérias liofilizadas e enzimas com é o caso no Compost-Já.