O que são bactérias e enzimas liofilizadas para tratamento de águas?

As nossas bactérias e enzimas para tratamento de águas são quase sempre fornecidas em forma seca, usando o processo de liofilização. Mas o que é o processo de liofilização?

Liofilização ou criodessecação (Freeze drying, em inglês) é um processo de desidratação usado para preservar as bactérias onde estas são congelados e a água é retirada, por sublimação, sem que passe pelo estado líquido. A liofilização trabalha congelando as bactérias, passando-se então para a produção de vácuo e aumento gradativo da temperatura, reduzindo-se deste modo a pressão circunvizinha, o que permite à água congelada no material passar directamente da fase sólida ao gás, sem entretanto destruir-lhe as bactérias e enzimas, pois mantém intacta as paredes celulares, que seriam destruídas na evaporação.

A liofilização tende a danificar menos o tecido que está a ser desidratado, do que outros métodos da desidratação, que envolvem temperaturas mais altas. Quando as nossas bactérias e enzimas liofilizadas para tratamento de águas entram em contacto com a água, significa que estão prontas para trabalhar.