Porque é que é importante ter bactérias numa fossa séptica?

tratamento biologico fossa septica

As bactérias limpam o meio ambiente através da decomposição de material orgânico morto. Assim sendo, o material orgânico que existe numa fossa séptica precisa de bactérias para digerir esse material e transformá-lo em produtos inofensivos e, consequentemente, em água limpa.

Infelizmente, muitos produtos que usamos no dia-a-dia, em casa e no serviço, fazem mal à saúde das bactérias que vivem na fossa séptica, e se elas morrem a fossa para de funcionar, resultando na acumulação de sólidos e mal cheiros. O maior problema é a lixívia que pode matar bactérias mesmo em baixas concentrações – muitos produtos de limpeza doméstica contém lixívia precisamente por este motivo, porque a função deles é a de esterilizar. Neste sentido, a primeira coisa que devemos fazer para ajudar as nossas fossas sépticas é a de limitar o uso de lixívia e outros produtos que são tóxicos para bactérias.

tratamento biologico fossa septica

Simultaneamente, no sentido de contribuir para o crescimento de uma população de bactérias saudáveis e eficazes na digestão de matéria orgânica, devem-se colocar bactérias liofilizadas na fossa – o nosso produto Ecofossa ajuda a limpar fossas sépticas e reduzir cheiros, deste modo.

Logo, a solução para ter uma fossa séptica a funcionar a 100% é a de criar um ambiente saudável para as bactérias (não usando produtos tóxicos) e, simultaneamente, aumentar a população saudável colocando bactérias selecionados para melhorar o desempenho de uma fossa séptica. Processo este facilitado com o uso do nosso produto Ecofossa.