Há regras que deve seguir para garantir que a sua fossa séptica funcione bem. Caso não o faça, corre o risco de ter maus cheiros, acumulação/excesso de sólidos, bloqueamentos e a necessidade de bombear/esvaziar a fossa com bastante frequência. Nós, Ecobactérias, recomendamos a utilização do nosso produto, Ecofossa – bactérias e enzimas para melhorar o desempenho da sua fossa – e para evitar problemas no futuro (além de resolver problemas no presente), salvaguardando, porém, que o nosso produto não é mágico.
Algumas regras a seguir:
- Esvaziamento da fossa periodicamente :Providencie o agendamento da limpeza regular da sua fossa séptica para remover os sólidos acumulados. A frequência depende do tamanho da fossa, do número de pessoas na casa e do uso da água, mas, em geral, recomenda-se a limpeza a cada 3 a 5 anos. Quanto melhor for o desempenho da fossa, menor é a frequência que vai ser necessário fazer esta limpeza.
- Reduzir a Utilização de Água: Esteja atento ao uso da água para evitar sobrecarregar o sistema séptico. Repare vazamentos prontamente, instale dispositivos de baixo fluxo e evite o uso excessivo de água, como banhos longos ou o uso simultâneo de vários eletrodomésticos. Pode ponderar a possibilidade de reencaminhar as águas cinzas (águas não provenientes das sanitas) para outro sistema de tratamento ou para regar o jardim. Se o caudal da água a entrar na fossa séptica for demasiado grande, a fossa não irá ter capacidade de fazer o tratamento em condições.
- Descarte Adequado de Resíduos na Sanita: Evite descartar itens não biodegradáveis, produtos químicos, gordura e outras substâncias prejudiciais à fossa. Deve evitar produtos não biodegradáveis e também substâncias com uma carga orgânica demasiado forte (tipo gorduras e óleos). Os sólidos não biodegradáveis ir-se-ão acumular na fossa (o que pode causar bloqueamentos) e as substâncias de alta carga orgânica podem interferir no equilíbrio bacteriano da fossa séptica e prejudicar o seu desempenho.
- Instale um Filtro para Fossa Séptica: Um filtro para fossa séptica na entrada da fossa pode para capturar sólidos antes que estes entrem na área de drenagem. Esta instalação pode prevenir entupimentos e prolongar a vida útil do sistema de drenagem.
- Use Produtos Domésticos Seguros para Fossas: Escolha produtos domésticos seguros para fossas (ou seja, fáceis de degradar biologicamente), tais como papel higiénico, detergente para roupas e produtos de limpeza. Produtos químicos agressivos podem prejudicar as bactérias responsáveis pela decomposição dos resíduos na fossa, dos quais a lixívia é o maior perigo.
- Manutenção da Vegetação ao Redor da Fossa e da Área de Drenagem: Evite plantar árvores ou arbustos grandes perto da área de drenagem, pois as suas raízes podem danificar o sistema. A relva é a cobertura ideal para a área de drenagem, pois ajuda a prevenir a erosão do solo.
O produto que comercializamos para tratamento de fossas sépticas ,Ecofossa, contém bilhões de bactérias vivas que vão ajudar a eliminar os sólidos orgânicos na sua fossa, mas é de notar que, a utilização correta da fossa séptica vai criar um ambiente otimizado para o funcionamento destas bactérias que, por sua vez, irão melhorar bastante o desempenho da fossa. Se pretende dosear bactérias saudáveis na sua fossa séptica através da Ecofossa, é importante, desde já, criar condições favoráveis para o florescimento das bactérias utilizando as dicas referidas em cima.
Pode comprar um ano de tratamento para a sua fossa séptica aqui (custo de 32,60€, já com IVA e portes).
Pode ler mais sobre como funciona uma fossa séptica aqui.