Como Funciona uma Fossa Séptica

bacterias-fossa-septica

A fossa séptica é um sistema de tratamento de esgoto que usa separação de sólidos, através de decantação e tratamento biológico, onde bactérias digerem a matéria orgânica.  A ideia é a de separar os sólidos que podem ser tirados de sistema se for preciso e um líquido que pode ser infiltrado no solo. Entretanto, as bactérias que vivem dentro de fossa séptica digerem a fração orgânica, ajudando a eliminar os sólidos e a remover cheiros. O nosso diagrama mostra uma fossa séptica com dois compartimentos e sumidouro, mas, existem algumas variações neste modelo, porém, o básico é sempre igual.

Uma fossa séptica com 2 compartimentos e sumidouro. Também pode ter 3 compartimentos com o sumidouro à parte

A primeira fase do tratamento da fossa séptica consiste em separar os líquidos dos sólidos, usando gravidade que acontece no primeiro compartimento. Os sólidos ficam depositados no fundo do tanque, formando lamas.

Conforme o tanque séptico vai enchendo, o líquido passa a ser despejado na parte inferior do segundo compartimento para, eventualmente, ser infiltrado no solo. Dentro dos dois compartimentos, nas frações sólidas e líquidas, acontece o processo de decomposição através de bactérias. Efetivamente, a matéria orgânica que existe nos esgotos é o alimento que as bactérias precisam e, esta decomposição, vai resultar na eliminação de alguns sólidos e na limpeza da fração líquida.

Este processo vai libertar gases que podem cheirar mal (por exemplo sulfeto de hidrogénio), mas, uma população de bactérias saudáveis vai neutralizar grande parte da nocividade dos gases.

A fase de sumidouro vai filtrar a água dos dejetos, usando gravilha e pedras para infiltrar no solo. Muitas vezes, após alguns anos de utilizações, os poros na gravilha podem ser tapados por sólidos acumulados se a fossa não estiver a funcionar a 100%. Por este motivo é muito importante ter uma população de bactérias saudáveis para evitar este problema. No nosso diagrama, a infiltração no solo acontece no segundo compartimento, contudo, muitas vezes esta infiltração dá-se num terceiro compartimento (que vai acontecer sempre se for uma fossa séptica de polietileno, que é mais comum hoje em dia).

O nosso produto para tratamento de fossa, Ecofossa, contém imensos milhões de bactérias que são escolhidas para melhorar o desempenho da fossa (a eliminar cheiros e digerir sólidos o mais rápido possível). Uma fossa séptica pode estar a funcionar mal, isto porque a população de bactérias não é saudável, logo, é precisamente a dosagem da Ecofossa que vai garantir que as bactérias que existam na sua fossa sejam as mais indicadas para o bom funcionamento da fossa.