Os Bio-Blocks que produzimos apresentam-se em tamanhos de 500g e 5kg: um Bio-Block tem aparência semelhante a uma barra de sabão, é um produto que se encontra colocado dentro de uma rede e que se vai dissolvendo, lentamente, quando em contato com a água. O Bio-Block contém bilhões de bactérias e, à medida que se dissolve, essas bactérias são lentamente libertadas no efluente, onde irão digerir qualquer matéria orgânica.
A dosagem convencional de bactérias para tratamento de efluentes depende da dosagem periódica (líquido ou pó, que precisará ser doseada, manual ou automaticamente, e em horários específicos). Este método de aplicação pode funcionar muito bem nos casos em que haja um tanque, ou similar, que retenha o efluente, por tempo suficiente, para que as bactérias possam ser retidas e quando o sistema de tratamento de efluentes for de fácil acesso. Contudo, nos casos em que existir muito pouco tempo de retenção do efluente, qualquer bactéria doseada tenderá a ser rapidamente eliminada com o fluxo do efluente. Também há casos em que seja difícil ter acesso ao tanque de efluente, para administrar uma dose diária ou semanal.
A solução para situações onde o tempo de retenção é baixo, ou num sistema de tratamento raramente visitado, poderá passar pela utilização de um Bio-Block, pois este estará constantemente a libertar bactérias no sistema de tratamento, de modo a que quaisquer bactérias que eventualmente sejam eliminadas possam ser imediatamente reabastecidas. Exemplos desta situação podem ser o caso de sistemas como um pequeno separador de gorduras, por exemplo, ou quando há problemas com a acumulação de matéria orgânica nas tubagens, causando entupimentos ou maus cheiros. Também nos casos em que seja difícil aceder a um tanque por qualquer motivo, um Bio-Block pode ser inserido e deixado a funcionar sozinho durante várias semanas, pelo que não necessita de qualquer atenção até que seja necessário substituí-lo.
Existem duas eventuais desvantagens dos Bio-Blocks – em primeira torna-se complicado controlar a taxa de dosagem das bactérias, isto porque torna-se muito difícil controlar com precisão a taxa de dissolução do Bio-Block. O ritmo de dissolução do Bio-Block dependerá de vários fatores – do ritmo de fluxo, da natureza do efluente, da temperatura e da quantidade em que o Bio-Block está submerso. Na realidade, o único factor que pode ser controlado é a submersão do Bio-Block: neste sentido o Bio-Block deverá ser suspenso por uma corda no tanque onde está a ser utilizado e a corda pode ser encurtada para submergir apenas uma parte do Bio-Block (portanto, um Bio-Block meio submerso durará aproximadamente o dobro do tempo de um totalmente submerso, por exemplo). Mas este não é claramente um método preciso de controlar a taxa de dosagem – quando se utiliza um método convencional de dosagem de bactérias, é possível ser muito preciso com a dosagem.
Um outro problema relacionado com o Bio-Block é que utilizamos bactérias de amplo espectro na sua composição – ou seja, contém bactérias que digerem uma ampla gama de materiais orgânicos, enquanto as opções de dosagem convencionais podem conter bactérias mais especializadas.
A forma mais comum de usar Bio-Block é colocá-lo suspenso num tanque, mas existem outras opções. Por exemplo, para os casos em que existem problemas de canalização obstruída ou com mau cheiro, ele pode ser depositado numa caixa de junção, por onde o efluente irá fluir sobre o Bio-Block. Alternativamente, o Bio-Block pode ainda ser cortado e colocado num suporte semelhante ao que é usado no interior das sanitas para as higienizar. E por último, o Bio-Block pode ser utilizado dentro do próprio autoclismo da sanita, para que a cada descarga as bactérias sejam doseadas na canalização.
A quantidade de tempo de vida do Bio-Block irá variar muito pois depende do local onde irá ser utilizado e do quão submerso estiver. Além disso, um bloco de 5kg durará muito mais tempo que um bloco de 500g, e irá estar a dosear muito mais bactérias no sistema. Em condições consideradas normais, um Bio-Block de 500g durará cerca de 3 semanas, contudo, dependendo das condições em que estiver colocado, poderá durar muito mais ou menos tempo. Um bloco de 5kg deverá, em princípio, durar bastante mais tempo. Os efluentes mais comuns que são tratados com Bio-Blocks são óleos e gorduras, porém, este produto funciona bem com todos os tipos de resíduos orgânicos, incluindo sistemas de tratamento de esgoto (tratamento da fossa séptica ou aeróbio) e diversos tipos de efluentes orgânicos industriais.
Se precisar de aconselhamento/orientação sobre qual será o melhor sistema de tratamento de bactérias para o seu efluente, não hesite em entrar em contato connosco.