Existem vários produtos disponíveis no mercado para o tratamento de fossas sépticas – as opções mais baratas, geralmente, contêm apenas nutrientes que ajudam as bactérias que já vivem na sua fossa séptica a crescer mais rápido. Produtos premium como Ecofossa também contêm esses nutrientes, mas, mais importante, contêm bactérias liofilizadas (bem como enzimas) que foram especialmente selecionadas para acelerar a digestão da matéria orgânica numa fossa séptica para remover sólidos (para ajudar na drenagem e diminuir a frequência do esvaziamento do tanque), bem como diminuir os odores.
Embora algumas soluções para fossas sépticas ofereçam um tratamento de choque único, a nossa abordagem é a de ter uma alta dose inicial durante os primeiros 5 dias para, realmente, iniciar a atividade biológica na fossa séptica e, em seguida, manter esse alto nível de atividade biológica apenas para uma dose de manutenção de duas em duas semanas. Isto significa que a nossa embalagem de 1kg de Ecofossa é suficiente para fazer um ano de tratamento (incluindo o tratamento inicial de choque e as doses de manutenção) para uma habitação em média com 5 pessoas .
Dentro de cada embalagem de Ecofossa encontrará uma pequena colher doseadora (para medir 25ml do produto). Para efetuar o tratamento basta colocar uma colher de Ecofossa numa das suas sanitas uma vez ao dia, durante cinco dias seguidos. Posteriormente, deverá aplicar uma colher doseadora com produto somente de duas em duas semanas.
É de notar que, embora os produtos que existem no mercado possam fornecer um tratamento de choque, contudo, esses necessitam de ser repetidos após alguns meses, por sua vez o Ecofossa oferece uma solução a longo prazo para melhorar o desempenho da sua fossa séptica.
Embora seja uma realidade a existência de algumas bactérias nas fossas sépticas, mesmo sem ser doseado um produto como o Ecofossa que contém bactérias vivas, o problema consiste no facto de as estirpes de bactérias que já habitam no tanque não serem as mais eficientes para digerirem a matéria orgânica que se encontram presente na fossa. Por este motivo, usando bactérias cuidadosamente selecionadas, que são otimizadas para digerir os resíduos orgânicos normalmente encontrados em fossas sépticas, podemos otimizar o desempenho do tanque, tornando-o muito mais eficiente. O problema é que, após uma dose inicial de bactérias, gradualmente a fossa séptica tenderá a voltar à sua população original (menos eficiente) de bactérias, por este motivo é muito importante manter uma dose de manutenção.