Temos três opções principais disponíveis para tratar óleos e gorduras, todas contendo bactérias e enzimas que irão decompor a matéria orgânica para permitir que a água flua livremente, que o mau cheiro desapareça e que seja reduzida a necessidade de limpeza. Estes produtos são aplicados, principalmente, em separadores de gordura, mas podem ser usados em qualquer local onde óleos e gorduras constituam um problema.
As três diferentes opções de tratamento que temos são em pó, líquido ou bloco. São aplicáveis em diferentes situações e têm diferentes vantagens e desvantagens.
Bloco – o Bio-Block é semelhante a uma barra de sabão envolvido numa luva de malha. Assim, tal como uma barra de sabão, o bloco dissolve-se gradualmente na água e, deste modo, liberta bactérias e enzimas. A grande vantagem deste sistema é que ele está constantemente a libertar bactérias (ao contrário das outras duas opções, que só são doseadas periodicamente), o que significa que, mesmo em locais onde há muito pouco tempo de retenção, estarão sempre presentes bactérias no efluente e, deste modo, elas nunca serão completamente removidas do próprio efluente. Este aspeto é mais pertinente onde há problemas com a acumulação de gorduras quer em tubos ou tanques de transferência, por exemplo, onde é particularmente difícil para as bactérias multiplicaram-se numa grande população.
Outra vantagem importante do Bio-block é que, uma vez colocado o produto na posição adequada, o cliente não precisará de se preocupar em fazer dosagens regulares, pelo menos até que o Bio-block esteja completamente dissolvido e, só nessa altura, precise ser substituído (normalmente, isso será entre 10 a 50 dias, dependendo do tamanho do bloco e das condições a que está sujeito).
Um dos problemas subjacentes ao uso do Bio-block é que é difícil controlar a taxa de dosagem, uma vez que o bloco se dissolve a um ritmo particular, dependendo das condições locais a que está sujeito. A única maneira de controlar a taxa de dosagem de bactérias é usar uma corda para suspender o bloco, de modo a que fique apenas parcialmente submerso no efluente, o que pode diminuir a velocidade de dissolução do produto.
Líquido – o tratamento para gorduras líquido (EU60)tem como principal vantagem o facto de poder ser adicionada uma dosagem regular e controlada de bactérias (através de uma bomba doseadora ou manualmente), que pode ser colocada num cano ou numa bacia, por exemplo, e o líquido fluirá facilmente através do sistema para atingir o ponto específico onde está a ocorrer o problema com a gordura. Uma dosagem precisa, objetiva, é fácil de fazer com uma bomba doseadora (normalmente com um cronómetro), o que permite que haja uma injeção regular de bactérias no sistema.
Um dos problemas subjacentes ao uso do produto na sua fórmula líquida é que ele é menos concentrado do que a opção em pó, logo, quando são necessárias grandes dosagens de bactérias ele pode ser menos eficiente.
Pó -o tratamento para gorduras em pó tem uma vantagem que é a de permitir que a dosagem do mesmo possa ser facilmente feita à mão (geralmente diretamente num separador de gorduras ou tanque). É altamente concentrado, portanto, com uma quantidade relativamente pequena, o cliente pode constatar resultados dramáticos. Este aspeto significa que pode provavelmente ser a solução mais económica, pois a relação preço qualidade é muito boa.A desvantagem em usar o produto em pó é que é difícil dosear automaticamente, pois um sistema de dosagem a seco é muito mais complicado de manusear do que uma bomba para líquidos. Há também o problema de que não é ideal para o pó ser doseado num recipiente como uma bacia, pois dificilmente encontrará o caminho dos canos até ao destino final (embora este problema possa ser relativizado misturando o pó com água morna antes da dosagem). Resumindo, para decidir qual será a melhor opção para as suas necessidades, é preciso considerar: o tamanho do tanque e a caudal, o acesso à localização do mesmo (se irá ser fácil efetuar a dosagem), se deseja investir numa bomba doseadora, o custo das diferentes opções e a necessidade de controlar bem a taxa de dosagem. Se precisar de ajuda para tomar sua decisão, não hesite em nos contactar.