Uma fossa séptica depende de bactérias vivas para decompor os resíduos provenientes da casa de banho e da cozinha. Uma fossa séptica sem tratamento adequado pode acumular muitos sólidos, (o que significa que precisa ser esvaziada com mais frequência), e pode libertar mau cheiro. Para evitar esta situação, convém seguir alguns procedimentos que ajudam ao bom funcionamento das fossas sépticas.
- Não deposite na fossa séptica nenhum material não orgânico ou acrescente, desnecessariamente, matéria orgânica que vai obrigar o sistema a trabalhar mais. Produtos a evitar incluem: gorduras, óleos ou graxas da cozinha, fraldas descartáveis, toalhitas de bebé, borra de café, cascas de ovos e nozes, pontas de cigarro, itens de higiene feminina, toalhas de papel, tintas ou produtos químicos.
- Reduza a quantidade de água que vai para a fossa séptica, pois quanto maior o volume de água que entra na fossa séptica, mais rápido o sistema vai ter que funcionar para tratar o volume todo da água. Não permita que a água da chuva escoe para a fossa séptica, e sempre que possível, reduza a quantidade de água usada na casa de banho e na cozinha.
- Não plante árvores ou arbustos grandes perto do sistema de fossa séptica, pois as raízes podem entupir o sistema de drenagem.
- Reduza ou elimine o uso de quaisquer produtos químicos que matem as bactérias que vivem na sua fossa séptica. Estes incluem lixívia e outros produtos químicos de limpeza agressivos, bem como antibióticos.
- Complemente as bactérias que vivem naturalmente na sua fossa séptica com a Ecofossa, que desenvolverá uma população saudável e eficaz de bactérias para viverem na sua fossa séptica e assim ajudarem a reduzir a quantidade de sólidos e maus cheiros.
Poderá obter mais informação aqui sobre o modo como funciona o seu sistema de fossa séptica e de como a Ecofossa poderá contribuir para o tratamento de sua fossa séptica.