É verdade: há bactérias no seu sistema séptico. Na realidade, isso tem um grande impacto no desempenho do seu sistema séptico. Muitos dos problemas que as pessoas têm com seus sistemas sépticos, como odores desagradáveis, necessidade de bombeamento frequente e bloqueios frequentes, podem estar relacionados com a falta de bactérias no sistema séptico.
ENTENDENDO A NECESSIDADE DE BACTÉRIAS NO SEU SISTEMA SÉPTICO
A palavra séptico, em termos científicos, significa estar infetado com bactéria; logo, quando falamos de um “sistema séptico”, estamos na realidade a falar sobre um sistema que depende de bactérias para cumprir a sua finalidade.
O seu sistema séptico é projetado para utilizar enzimas e bactérias a fim de quebrar os resíduos sólidos que entram nele, bem como óleos, gorduras e detergentes. Aí a bactéria, ao se alimentar desses materiais, decompõe a matéria orgânica e liquidifica os sólidos dentro do tanque para que possam ser dispersos. O propósito da sua fossa séptica é servir como uma grande câmara de decantação onde os sólidos se transformam em líquidos e evitar bloqueios no resto do seu encanamento. Depois de liquefeito, o resíduo sai da fossa séptica por meio de um sistema de dispersão no subsolo.
Sem as bactérias no seu tanque, os resíduos sólidos – e toda aquela lista de indesejáveis - não podem ser liquefeitos e descartados. O sedimento ou resíduo sólido começará a acumular-se no seu tanque até que comece a afetar os drenos no sistema séptico. Isso fará com que os odores desagradáveis e a fossa séptica se encham e precisem ser bombeados para fora. O nosso produto de tratamento de fossas sépticas, Ecofossa, contém várias estirpes de bactérias que foram selecionadas para introduzir uma população bacteriana saudável na sua fossa séptica. A melhor maneira de conseguir isso é com uma dosagem regular (para Ecofossa deve ser uma dosagem de 25g ,duas em duas semanas, numa casa típica – portanto, 1kg vai durar 12 meses).
Não apenas os odores podem ser desagradáveis, mas o verdadeiro dano começa quando os resíduos sólidos deixam a fossa séptica e entram no campo de drenagem. Assim que ocorrer uma acumulação, você descobrirá que o seu sistema de drenagem terá um desempenho cada vez menos eficiente. Pior ainda, o solo circundante atua como uma esponja natural para a sua fossa séptica, e esses resíduos sólidos acumulam-se e impedem que a sua esponja de solo seja capaz de drenar adequadamente.
Devido a tudo isto, é extremamente importante monitorizar e manter a presença de bactérias no seu sistema séptico para evitar esses problemas. Com o avanço da ciência e a atual rotação de produtos domésticos, entretanto, deparamo-nos com outra dificuldade. Anteriormente, um sistema séptico era projetado e esperava-se que dependesse de bactérias naturais para decompor os resíduos, mas com a mudança de produtos e o consumo de água nos últimos anos isso tornou-se mais difícil.
O QUE MATA E INTERFER COM BACTÉRIAS
Os agentes antibacterianos são abundantes, especialmente nos nossos produtos de limpeza. Uma casa limpa evita a propagação de germes e doenças e, com razão, limpamos o chão, a superfície, a louça e as casas de banho regularmente com detergentes antibacterianos. O que você pode não perceber inicialmente, é que esses mesmos agentes entrarão pelos nossos drenos na nossa séptica.
Esses produtos de limpeza (sobretudo a lixívia) começam, pois, a matar as bactérias e enzimas vitais que lá estavam contidas, além das bactérias que foram removidas de suas mãos e roupas. Sem bactérias suficientes, o seu sistema séptico torna-se menos eficiente e começa a voltar a funcionar. As atividades diárias são suficientes para reduzir os níveis de bactérias, e uma limpeza rigorosa às vezes pode levar a grandes problemas.
Produtos de limpeza tal como a lixívia podem levar à morte de bactérias no seu sistema séptico. Grandes quantidades desses produtos podem matar rapidamente as bactérias no seu sistema, e talvez ainda mais voláteis do que estes produtos são os limpadores de ralos. Um estudo mostrou que apenas uma colher de chá de limpador de ralos químico é o suficiente para matar as bactérias benéficas numa fossa séptica.
O QUE PODERÁ FAZER PARA AJUDAR O SEU SISTEMA SÉPTICO
Em jeito de conclusão, a solução obviamente não é parar de limpar, mas existem alguns gestos que poderá fazer para ajudar o bom funcionamento do seu sistema séptico:
1. Introduza bactérias liofilizadas na sua fossa séptica, para ajudar a otimizar a população microbiana e fazer a fossa séptica funcionar com eficiência máxima e evitar maus odores e bloqueios.
2. Use lixívia e outros químicas semelhantes com menos frequência – considere não usar lixívia na lavandaria e verificar as etiquetas ao comprar materiais de limpeza.
4 Comments
Boa tarde,
Acabei de comprar Ecofossa pois suspeito que a minha fossa esteja “bloqueada” por lamas uma vez que o poço de absorção enche muito rápidamente. Tenho apenas umas questão em relação a um possível tratamento de choque. Na página do produto é explicado que durante a primeira semana de tratamento deve ser aplicado 25g de produto durante 5 dias. A minha questão é se é benéfico deitar produto directamente na fossa séptica ou se isso não tem qualquer vantagem?
Obrigado
Pedro Pinto
Obrigado pela mensagem.
Quando há muitos sólidos numa fossa, as bactérias que a Ecofossa contém precisam de tempo para atuar. Pode durar até duas semanas para ter efeito. Se tem uma fossa com dois compartimentos, pode acelerar o processo se dosear direitamente nos dois compartimentos. Pode dosear 25g em cada durante 5 dias e fazer a dose de manutenção semanalmente (nos 2 compartimentos) em vez de em duas em duas semanas até que os sólidos despareçam da fossa. Não há perigo nenhum em fazer uma “sobredosagem” da Ecofossa – para ter resultados mais rápidos é sempre uma boa opção.
Cumprimentos,
Charles Cutler
https://www.ecobacterias.com
Boa tarde .
Tenho uma fossa em alvenaria que está rota prepositadamente ,para que as aguas e os sólidos desapareçam no solo.
A minha pergunta é:
devo comprar o produto Ecofossa para melhorar o seu funcionamento .
Obrigado. Luis Pereira
Olá Sr Luís:
O nosso produto, Ecofossa, tem mesmo este efeito. A Ecofossa contém bactérias a fim de quebrar os resíduos sólidos que entram na fossa, bem como óleos, gorduras e detergentes. Aí a bactéria, ao se alimentar desses materiais, decompõe a matéria orgânica e liquidifica os sólidos dentro do tanque para que possam ser dispersos.
Cumprimentos,
Charles Cutler
https://www.ecobacterias.com